terça-feira, 19 de julho de 2011

Bons motivos para praticar Yoga



Musculos fortes
Muita gente ainda acredita que o Yoga é apenas uma técnica de relaxamento. Nada disso. Ele movimenta cada pedacinho do corpo. E, por isso mesmo, está presente na grade de aulas de muitas escolas de yoga do país. Seu grande apelo é fortalecer e alongar os músculos, beneficiando o corpo como um todo – o que geralmente não ocorre em modalidades como a musculação, principalmente quando esta é feita de maneira exagerada. Além de forte, com o Yoga o físico fica harmonioso, flexível e equilibrado.

2 - Maior percepção do corpo
O Yoga é poderoso para ampliar a consciência corporal, que se estende também para além da sala de aula. “Com o tempo, o praticante consegue detectar os sinais mais evidentes de tensão muscular”, informa César Deveza, especializado em medicina aiurvédica. “Ao se tornar autoconsciente do corpo, a pessoa é capaz de controlar melhor as situações de estresse.” E será mais fácil perceber vícios de postura, como sentar ou andar projetando o abdômen para a frente.

3-Menos estresse
A ciência já relatou em detalhes o que acontece com o corpo quando estamos submetidos a muita pressão: libera uma grande quantidade de adrenalina e cortisol, que aceleram o coração, elevam a pressão e deixam os músculos contraídos. Eis o antídoto: “Os asanas ajudam a relaxar, permitindo uma respiração mais profunda e uma maior circulação de energia vital”,“Dessa maneira, a liberação de substâncias ligadas ao estresse cai e as funções, como batimentos cardíacos e pressão, tendem a voltar ao normal.”

4-Vida longa
Para o Yogue, a passagem do tempo não é medida em anos, mas em número de inspirações e expirações que a pessoa faz ao longo da vida. “se respira e viver respira melhor e viver melhor" diz Stela Regina Corrêa instrutora do núcleo de Yoga e massagem, de São Paulo/sp. Isso significa que, entre uma respiração e outra, o ar está sendo absorvido de maneira adequada”, Por isso, os exercícios respiratórios (pranayamas) são tão importantes quanto as posturas,relaxamento e a medita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário