domingo, 10 de julho de 2011

Musculação para gestantes


Há algum tempo atrás não se era comum notar a presença de mulheres em academias de musculação, pois antigamente se tinha muitos conceitos equivocados, como por exemplo, a musculação torna o corpo masculinizado com músculos exageradamente grandes e tudo isso fazia com que as mulheres ficassem longe das academias.
Mas, cada vez mais as mulheres estão se conscientizando da importância de praticar a musculação e que conseguem sim conservar a silhueta delicada e os músculos femininos, mantendo a saúde em dia e uma boa aparência física, mas para que isso seja possível, o segredo é não exagerada.
E fora isso, atualmente é possível encontrar muitas mulheres gestantes praticando musculação. Quando a musculação é praticada de maneira correta e com uma orientação adequada de um profissional experiente no assunto, principalmente quando a mulher está grávida, a musculação feminina traz inúmeros benefícios à saúde e ao corpo.
A prática da musculação ajuda a emagrecer e a queimar gorduras localizadas, eliminando cerca de 300 calorias em um treino de uma hora e meia. Além disso, a prática dos exercícios tonificam os músculos, combate a flacidez, ajuda o corpo a manter a forma mais definida e melhora a postura.
Todos os exercícios físicos tem o objetivo de melhorar a saúde física e mental e diminuir o aparecimento de diversas doenças como colesterol alto, diabetes, obesidade, osteoporose, doenças cardiovasculares e outras.
Mas, quando a mulher está grávida, é necessário salientar a importante de um condicionamento físico mais exaustivo, por isso, a prática de exercícios devem ser leves e moderados, pois o excesso pode ser prejudicial ao feto e a gestante.
Durante os três primeiros meses de gestação é indicado que as grávidas não pratiquem nenhum tipo de atividade física, pois neste período é possível um aborto espontâneo e este ainda maior quando se pratica exercícios durante o primeiro trimestre de gestação.
Após esse período de gestação pode-se iniciar a prática de atividades moderadas como caminhada, hidroginástica, ginástica localiza sem impacto, natação, yoga, pilates e até mesmo a musculação.
Mas, para que tudo seja feito de maneira correta e sem prejuízos ao feto e a mãe é necessário procurar uma orientação de um profissional de educação física que conheça as limitações de uma gestante. A intensidade e o tempo de exercícios devem ser calculados de acordo com a capacidade física de cada gestante, respeitando sempre o aumento do volume abdominal.
Durante toda a gravidez é imprescindível à prática de exercícios físicos junto com um acompanhamento médico pré-natal, pois o objetivo da prática dos exercícios é para manter a saúde da gestante, além de manter o bem estar do feto e ajudá-la a se preparar para o momento do parto.
A prática dos exercícios físicos na gestação ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o condicionamento físico, a melhora da respiração, o tônus muscular abdominal, diminui o colesterol ruim, diminui os riscos de diabetes gestacional e a obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário