quinta-feira, 23 de junho de 2011

Soluções para o Sedentarismo


A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. Portanto,o aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.


Para atingir o mínimo de atividade física semanal,temos várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades, disponibilidades ou conveniências de cada um:

Praticar atividades esportivas como:
Andar;
Correr;
Pedalar;
Nadar;
Fazer exercícios com pesos; ou
Jogar alguma atividade esportiva e outras.

Todas as propostas acima são válidas para evitar o sedentarismo e para melhorar a qualidade de vida




Agora, o importante é a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana.

E, exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente.

Segundo trabalhos científicos recentes, praticar atividades físicas por um período mínimo de 30 minutos diariamente, contínuos ou acumulados, também é a dose suficiente para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

As alternativas disponíveis muitas vezes estão ao alcance do cidadão porém passam desapercebidas.

Aumentar o gasto calórico semanal pode se tornar possível, simplesmente reagindo aos confortos da vida moderna. Subir 2 ou 3 andares de escada ao chegar em casa ou no trabalho, dispensar o interfone e o controle remoto, estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante, dispensar a escada rolante no shopping-center, são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos.


Bibliografia:

McArdle, W.D.; Katch, F.I.; Katch, V. Fisiologia do Exercício, Energia , Nutrição e Desempenho Humano. - 3ª edição. Guanabara Koogan, 1998.

Turibio Leite de Barros Neto - Exercício, Saúde e Desempenho Físico. - 1ª edição. Editora Atheneu, São Paulo, Brasil, 1997.


Nenhum comentário:

Postar um comentário