sábado, 18 de junho de 2011

Sob medida para a grávida


Exercício físico? Só se for debaixo d'água, para amenizar o calor e manter a boa forma. Para as gestantes, a hidroginástica traz enormes benefícios. Quer a prova? 



Fortalece a musculatura, sem expor as articulações da mulher, que ficam mais vulneráveis nessa fase;

Aumento da força e resistência;

Melhora da condição cardio-respiratória;

Como a resistência no meio líquido é maior do que a do ar, a gestante terá um gasto calórico mais elevado, o que é muito importante para o controle do seu ganho de peso;

Estimula o funcionamento dos rins e diminui o inchaço;

Tem um efeito relaxante sobre a musculatura e, somado a exercícios adequados, diminui as dores nas costas e nos membros inferiores e pés;

Os exercícios estimulam ainda a produção da endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e bom humor;

Na hora do parto, uma mulher bem condicionada terá mais chances de sucesso do que uma não condicionada para enfrentar o esforço físico, mesmo em caso de cesariana. 

Além disso, a recuperação pós-parto é muito mais rápida e eficiente.


Sob medida para a grávida 


Qualquer exercício para gestantes, porém, precisa das devidas adaptações. Isso inclui desde a simples caminhada até a hidroginástica ou mesmo a natação. Tudo deve ser avaliado e feito dentro de padrões de segurança para mãe e bebê. Por isso, é fundamental procurar um profissional especializado.

A maioria dos obstetras autoriza as gestantes a iniciarem as atividades físicas a partir da décima segunda semana, já que o primeiro trimestre é mais delicado, no que se refere ao risco de aborto espontâneo. Além disso, no início da gravidez, a mulher pode ter alterações como enjôos e sonolência. Fazer ou não qualquer exercício depende de como está sua saúde e a de seu filho. A liberação do obstetra para a prática de qualquer atividade física é indispensável. Portanto, consulte sempre seu médico.


No inverno ou no verão


Quem disse que você precisa abrir mão da hidroginástica nos dias mais frios? Procure uma boa academia que tenha piscina aquecida. Mas, lembre-se: a água jamais deve exceder os 32º. Quando muito quente, pode ser prejudicial ao bebê.

A hidroginástica deve ser praticada, pelo menos, duas vezes por semana, com duração entre 45 minutos e uma hora, cada aula.

Se você já praticava atividades físicas antes da gravidez, ainda assim precisa do acompanhamento de um especialista. Afinal, as alterações orgânicas em uma grávida atleta, ativa ou sedentária, são as mesmas. O que difere são os níveis de condicionamento anterior, nada além disso. 

Muitas gestantes atletas ou ativas, acostumadas com o excesso de exercícios, têm dificuldades em se adaptar aos limites impostos pela gravidez e, muitas vezes, colocam em risco sua saúde e a do neném.



Nenhum comentário:

Postar um comentário